CURSO ONLINE

PROCESSOS CRIATIVOS

EM COMPOSIÇÃO, ARRANJO, ORQUESTRAÇÃO E PRODUÇÃO MUSICAL
grammy.png
APRENDA COM COMPOSITOR INDICADO AO GRAMMY LATINO
O CAMINHO DO CRIADOR MUSICAL,
DA IDEALIZAÇÃO ATÉ A REALIZAÇÃO.
QUER PARTICIPAR NA PRÓXIMA TURMA?
CADASTRE SEU MELHOR EMAIL

Receba atualizações e notificações de abertura de novas turmas.

Obrigado pelo interesse!

 
grades%20orquestrais%20concerto%20orques
Parte 1: Composição
Gere novas ideias

Você vai conhecer as principais técnicas utilizadas para gerar novas ideias musicais.

Crie temas

Você vai entender as estruturas de diferentes modelos de construção temática e será capaz de escolher qual a mais adequada para seu projeto.

Ultrapasse limitações

Você vai ter ferramentas para lidar com limitações e saber como usá-las ao seu favor de maneira criativa.

grades%20orquestrais%20concerto%20orques
Parte 2: Arranjo e orquestração
Desenvolva ideias

Você vai entender como transformar pequenas ideias ou temas em uma peça completa.

Arrange criativamente

Você vai aprender caminhos para criar arranjos mais inventivos.

Orquestre efetivamente

Você vai conhecer os fundamentos de uma orquestração funcional e efetiva.

grades%20orquestrais%20concerto%20orques
Parte 3: Produção musical
Melhores resultados musicais

Você vai saber como planejar seus próximos projetos e conseguir melhores resultados apresentando suas criações musicais.

Da idealização até a realização

Você vai ser um criador musical mais completo, passando por todas as fases do processo criativo.

​Alunos tem acesso à:​

  • Mais de 20 horas de vídeos (entre aulas expositivas, aulas práticas gravadas, sessões de perguntas e respostas, vídeos adicionais e documentários sobre a criação musical).

  • Grade orquestral completa, reduções orquestrais e melodia cifrada das “Danças da Quarentena” (para orquestra híbrida).

  • Grade orquestral completa, reduções orquestrais e melodia cifrada de “Online” (para big band).

  • Rascunhos composicionais.

  • Material pedagógico de apoio.

  • Exercícios musicais.

  • Gravações das músicas estudadas.

  • Diário da quarentena (40 dias de vlogs diários durante a criação e produção das “Danças da Quarentena”)

  • Diário de composição (vídeos em formato de documentário sobre a criação musical de "Online")

Pré-requisitos:

  • Leitura musical.

  • Teoria musical.

Habilidades sugeridas:

  • Conhecimento de harmonia.

  • Alguma experiência com composição e arranjo.

BONUS:

Participação nos laboratórios criativos e sessões de mentoria em grupo.
Sobre o professor

Indicado para o Grammy Latino como compositor erudito, Rafael Piccolotto de Lima foi vencedor de múltiplos prêmios internacionais como compositor, arranjador, diretor musical e engenheiro de gravação.

 

Suas obras foram estreadas e/ou gravadas por artistas como as lendas do jazz Chick Corea e Brad Mehldau, renomados artistas brasileiros como Ivan Lins, Mart'nália, Romero Lubambo e Proveta, e orquestras como a Jazz Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica das Américas, Jazz Sinfônica de Los Angeles, Metropole Orkest (Holanda), Orquestra Nacional de Cuba e a Orquestra Nacional da Costa Rica.

 

Rafael é doutor em Jazz Composition pela University of Miami, foi professor assistente e compositor em residência do Henry Mancini Institute.

Residente e atuante na celebrada cena musical de Nova Iorque, Rafael lidera uma orquestra de câmara e teve suas obras apresentadas no Carnegie Hall e Jazz at Lincoln Center.

Ouça a composição utilizada como estudo de caso para esse curso.

TESTIMONIAIS

João Lenhari

2021, São Paulo - São Paulo - Brasil

"Olá! Eu sou João Lenhari.

Eu sou trompetista, arranjador e compositor.

Eu sempre tive o fascínio de poder escrever, de poder entender essa parte criativa de pessoas que eu sempre admirei, escrevendo e compondo. E o Rafael é um desses caras.

Então quando eu vi que ele abriu o curso de processos criativos eu logo fui atrás pra me inscrever e foi uma das coisas mais legais que eu fiz nos últimos tempos.

Eu realmente recomendo para quem estiver procurando essa área de criação, querendo algum 'insight'. Eu tenho certeza que o Rafael pode te ajudar. Eu recomendo muito! Obrigado!"

Lucas Bortolucci

2021, Barbacena - Minas Gerais - Brasil

"Olá, meu nome é Lucas Bortolucci, sou saxofonista, flautista, arranjador e compositor.

As aulas com o Rafael me ajudaram a perceber melhor as qualidades que eu preciso desenvolver enquanto criador musical.

Buscamos entender nossas limitações enquanto criadores musicais e refletimos sobre as posturas mentais que impendem o fluxo criativo.

O curso me ajudou a considerar melhor os diversos fatores que precisam ser pensados antes mesmo de escrever o arranjo ou composição, e entender o grupo, as potencialidades e pra quem a gente está escrevendo.

O que me chamou bastante atenção no curso foi a possibilidade de pensarmos uma narrativa musical, antes mesmo de escrevermos o arranjo. Termos uma visão macro pra depois nos concentrarmos em cada parte do processo criativo.

Particularmente, eu precisei dar uma atenção maior na criação de idéias melódicas e na estruturação delas para a construção de um tema.

Se você está buscando se profissionalizar, se você está buscando se desenvolver e se aperfeiçoar, desbloquear suas ideias musicais, é um curso bastante enriquecedor! 

Eu já estou buscando aplicar os conhecimentos nos meus trabalhos musicais."

Francisco Pais Cardoso

2020, Newport - Rhode Island - USA

"Eu quero agradecer e recomendar o trabalho do Rafael Piccolotto de Lima. Eu fiz um curso com ele chamado "Processos Criativos" e quero recomendar pois as informações que ele partilhou sobre arranjo, composição são incríveis: os processos que ele utiliza, técnicas de produção, improvisação e criação.

Ele é incrível como professor, educador e músico. Por isso eu recomendo esse curso de processos criativos, assim como qualquer outro trabalho que o Rafael faça.

Tem sido uma ajuda enorme na minha carreira como compositor e músico. Incrível!

Eu recomendo os cursos dele a todo o mundo!"

Goio Lima

2020, Campinas - São Paulo - Brasil

"Olá a todos.

 

Eu estou aqui para recomendar os cursos do Rafael Piccolotto de Lima, que é um músico com grande conhecimento sobre o assunto. Uma pessoa que tem uma didática muito clara, muito efetiva.

Eu mesmo participei de um curso e fiquei muito feliz com o resultado.

Eu acho que a maneira como ele trabalha a criação das ideais, o desenvolvimento, enfim, todo assunto em torno da composição, do arranjo, de uma forma muito clara e efetiva.

Então eu realmente recomendo o curso do Rafael."

Ana Luiza Lira

2020, Barão Geraldo - São Paulo - Brasil

"Olá! Eu me chamo Ana Luiza.

 

E eu vim aqui hoje convidar vocês pra conhecer um pouco mais do trabalho do Rafael Piccolotto.

Pra quem já conhece o trabalho dele como compositor e regente, vale muito a pena conhecer também o lado professor dele.

Eu fiz um curso recentemente com ele e achei ele um professor incrível. Muito animado, empolgado, organizado e muito generoso.

Eu tenho a música não como meu lado profissional, mas como uma parte muito importante da minha vida e eu gosto muito de estudar.

Eu senti essa necessidade de ampliar um pouco mais o meu conhecimento a respeito de composições e arranjos. E ai eu fiz o curso dele chamado "Processos Criativos". Super recomendo.

 

Se você está perdido como eu estava antes, precisando aprender a organizar as idéias, venha fazer esse curso para que todas as idéias que você tem de um arranjo, por exemplo, possam chegar mais próximas de um resultado final.

Super recomendo o trabalho do Rafael. Venha conhecer também! Até mais!"

Perguntas frequentes

Para quem é esse curso?

Qualquer músico que saiba ler partitura, tenha uma boa base de teoria musical e que queira aprofundar seus conhecimentos sobre processos criativos musicais, desde a composição, arranjo, orquestração, até a produção.

Quem mais se beneficia com esse curso?

Compositores e arranjadores que estão buscando novas ideias, maneiras de aprimorar suas criações e querem potencializar sua criatividade musical.

Você vai ensinar o passo a passo sobre como se escreve uma música/arranjo?

Esse curso não é um tutorial de passo a passo. Você vai entender os estágios da criação musical e eu vou te mostrar o meu processo criativo em duas peças analisadas ("Danças da Quarentena" para orquestra híbrida, e "Online" para big band). Vou te mostrar conceitos musicais que me levaram a ser indicado ao Grammy e ter minhas criações apresentadas em algumas das principais salas de concerto do mundo. Mas isso não significa que eu vou te dar fórmulas prontas, pois meu objetivo é ajudar a desenvolver seu potencial criativo. Não acredito que fórmulas prontas sejam o melhor caminho para o crescimento musical a longo prazo.

O curso é específico sobre escrita para orquestra sinfônica?

Não. O curso é sobre escrita musical em geral, independente do grupo musical. Você vai aprender maneiras de pensar a criação musical como um todo. Eu te ensino técnicas que podem ser utilizadas com qualquer grupo musical e abordo questões importantes sobre de instrumentação e orquestração.

O que eu terei aprendido ao final do curso?

Você terá uma visão mais clara do processo criativo musical, suas nuances e possibilidades. Terá ferramentas para ultrapassar bloqueios criativos e desenvolver suas idéias.

O que eu terei feito ao final do curso?

Se você fizer todos exercícios propostos, ao final do curso você terá composto, arranjado e planejado a performance de uma música nova.